Don Lee: do cinema coreano pra Hollywood. Conheça o novo “Eterno” da Marvel

No último dia da Comic Con San Diego (22/07), na Califórnia, o Estúdio Marvel anunciou a Fase 4 de MCU (Marvel Cinematic Universe). A sequência de filmes que já fazem parte do coração geek devem surgir a partir do próximo ano, consequentemente, novos heróis vão ganhar espaço nas telas. A grande aposta da Marvel é trazer o universo de “Os Eternos”, retratados nas histórias em quadrinhos como deuses super poderosos que habitaram a Terra antes mesmo dos humanos. 

Mas esta aposta vai além dos filmes. A grande surpresa (e revelação) foi a participação do ator Ma Dong-Seok, que se torna o primeiro ator sul coreano a ganhar o papel principal em um filme de Hollywood. Em “Os Eternos” ele atuará ao lado de Angelina Jolie, Richard Madden (Robb Stark de Game Of Thrones) , Kumail Nanjiani (ator e humorista), Lauren Ridloff (Connie de The Walking Dead), entre outros que serão confirmados.

Mas quem é Ma Dong-Seok no cinema sul coreano?

Conhecido como Don Lee (seu nome ocidentalizado por ser também um cidadão estados-unidense), fez sua estréia no ano de 2005 como coadjuvante no filme “Heven’s Soldier”. Na época, ainda sem muito tempo de tela, a participação lhe rendeu outras chances em grandes filmes e kdramas

Suas participações sempre foram mais comuns em filmes de ações, envolvendo gangue e comédia. A “cara fechada” mais querida da Coreia sempre chama atenção, e às vezes ganha até mesmo mais destaque do que o protagonista. Como foi o caso de “The Neighboor” (2012) um thriller que investiga a morte de uma criança, e o maior suspeito do crime são os moradores de um prédio onde… Todos parecem suspeitos até demais. Pela atuação, Don Lee recebeu 4 indicações a prêmios e dois troféus nos festivais: 49th Baeksang Arts Awards, como melhor ator coadjuvante e um prêmio de menção honrosa no 17th Puchon International Fantastic Film Festival.

O papel principal veio somente oito anos após sua estreia, em 2013, com “The Secret Scandal” (Norigae), onde dá vida ao jornalista Lee JangHo, que busca justiça ao investigar a morte da atriz Jung JiHee (Min Jihyun). A história qual causou um rebuliço na mídia, por retratar os abusos sexuais que a personagem havia sofrido com seu diretor. O filme rendeu o prêmio de melhor atriz para Min Jihyun como atriz revelação no 50th Grand Bell Awards.

Em “Nameless Gangster: Rules of the Time” (O gângster sem nome, em tradução livre), DongSeok é um policial que declara guerra contra aos grupos de bagunceiros e criminosos de Seul. Apesar do tempo de tela não ser tão grande, sua participação se faz mais do que necessária, como se o papel tivesse sido feito para ele. 

Em “One on One” (2014) recebeu outro papel principal como um grande vilão: líder de uma gangue de terroristas que são os maiores suspeitos de assassinarem uma estudante do colegial. O filme recebeu ótimas críticas e abriu a 11ª Edição do “Venice Days” no 71st Venice International Film Festival. 

Poster de “One on One”.

Fez também sua estreia como co-roteirista em Deep Trap (2015), onde também atuou. Suas cenas foram dirigidas pelo diretor HyeongJin Kwon e também por si mesmo. O filme de terror psicológico retrata a terrível aventura de Kwon JunSik (Jo HanSun) e Lee Soyeon (Kim MinKyung), um casal que é forçado a se isolar em uma ilha por causa de um psicopata que persegue a esposa. Na ilha os dois conhecem o misterioso Park Sungchul (Ma DongSeok). O filme recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro no festival de cinema português, o Fantasporto.

Em “Derailed” (2016), ao lado de Choi Minho (SHINee), Don Lee dá vida a um maníaco que persegue um grupo de adolescente para cobrar uma dívida pessoal. O filme é de tirar o fôlego (literalmente) e repleto de cenas de pancadaria. Don Lee, mais uma vez, traz à tona o personagem malvado e durão que a gente torce para que se dê mal.

“The Bros” é a prova de que não apenas de filmes de ação vive Don Lee. O filme de comédia e melodrama explora a reconciliação de dois irmãos, após a morte do pai. No elenco os renomandos Lee DongHwi (Reply 1988, A Criada) e Lee Hanui (Comeback Mister, Tazza) entram em sintonia com Don Lee.

Pôster de “The Bros”. Don Lee ao lado de Lee Hanui e Lee DongHwi, da esquerda para a direita.

A grande “roubada de cena” do ator é em “Train To Busan”, ou Invasão Zumbi como ficou conhecido no Brasil. O filme coreano que foi um dos primeiros a entrarem em cartaz nos cinemas mundiais (incluindo até mesmo o Brasil nessa), rendeu ótimas críticas e trouxe novos apaixonados por cinema para o universo cinematográfico coreano. Don Lee é ator coadjuvante nessa obra, porém é impossível não se envolver com o carisma dele como o pai corajoso e audacioso que enfrenta uma horda de zumbis famintos e descontrolados para proteger sua esposa grávida. 

Cena de “Train To Busan”. Na marra, sem qualquer instrumento para bater nos zumbis, somente com protetores ao redor do braço. Típico de Don Lee, percebe?


Finalizando a lista de filmes e a trajetória de Don Lee até aqui, eis uma obra para assistir obrigatoriamente: The Outlaws, filme de 2017 que ganha sequência agora em 2020! O filme é baseado em um caso real de investigação, conhecido por “Heuksapa Incident”, onde duas gangues travam uma batalha por território. O policial Ma Seok-Do (Don Lee) é incumbido como grande pacificador dessa guerra de gangue. A atuação de Don Lee nesse filme lhe presenteou com dois troféus de melhor ator no Golden Egg Awards e no 2nd Korea China Internacional Film. Além de duas indicações também como Melhor Ator nos festivais: 54th Baeksang Arts Awards e 23rd Chunsa Film Art Awards.

Cena de “The Outlaws”.

Fora do cinema, Don Lee é conhecido na televisão por seu papel na série “Bad Guys”, de 2014, onde interpreta um gângster visionário que se tornou líder em poucos dias. E também na série “Squad 38”, onde faz parte de um grupo de funcionários da Prefeitura para cobrar impostos dos mais ricos que evitam pagar o valor total. 
Antes de ser conhecido por seus filmes, Don Lee trabalhou como treinador pessoal de artes marciais para os lutadores Mark Coleman e Kevin Randleman. 

Ainda sobre “Os Eternos”

O filme “Os Eternos” (The Eternals) é baseado nas histórias em quadrinhos lançadas em 1972, onde seres divinos entram em conflito com uma raça inferior a deles e seus deuses criadores. A história dos personagens é baseada na mitologia grega e Inca, onde povos antigos cultuavam os deuses poderosos do universo, ligados -nem sempre- a natureza.

Don Lee será Gilgamesh, também conhecido como Forgoten One, que tem super força e sabe manipular armas. Invencível, talvez? E alerta de spoilers! Forgotten One é sim considerado um Vingador.

Será que a Marvel vai acrescentar Don Lee em filmes sequências? Resta-nos esperar para ver. Os Eternos tem previsão para ser lançado em Novembro de 2020.

Por Isabela Marques
Fontes: (1), (2), (3), (4), (5)
Não retirar sem os créditos!