O que é Techwear e sua influência no K-Pop em 2019

A tecnologia nunca foi tão presente em MV’s e conceitos como foi em 2019, esse ano foi uma grande competição quando se trata de aparências futurísticas e conceitos high-tech

Grupo WayV para seu comeback ‘Take Off’ 

A entrada do Techwear foi um grande marco no mercado coreano nos últimos anos. O estilo começou a se espalhar principalmente na cena urbana e underground coreana, entre influencers, designers, rappers, e posteriormente foi  abraçada por boygroups, principalmente os que já tinham um conceito futurístico. 

NCT 127 ‘Superhuman’

Techwear baseia-se essencialmente em roupas que possam ser confortáveis e utilitárias, fazendo com que a pessoa esteja preparada para qualquer variedade de condição que precise encarar, em praticamente qualquer tipo de ambiente. Dessa maneira, suas malhas costumam ser impermeáveis, ter boa ventilação, vários bolsos para carregar o que for necessário e a mobilidade não é restringida. Ele começou a se relacionar diretamente com a moda e ficar mais popular no início de 2018, com o nome de ‘Urban Techwear’. 

BLACKPINK ‘Kill This Love’
O grupo SF9 abordou o conceito Techwear de maneira mais colorida para seu Comeback em ‘RPM’
Roupas Táticas usadas por policiais e o estilo Steanpunk são grandes influências no estilo.

Diferente da maioria dos modismos que seguem tendências passadas, o Urban Techwear é modelado pensando no futuro e possui muita influência do Steampunk e de roupas táticas, sendo assim, geralmente as roupas nesse estilo são pretas ou cinzas, mas isso não impede o lado fashion de poder lidar com misturas de cores.

Exemplo de Techwear no anime Ghost in the Shell

Um grupo que utilizou dessa tendência de maneira inteligente foi o SuperM para o vídeo de ‘Jopping’, debut do grupo. Um dos grandes objetivos foi mostrar grande uso de tecnologia no MV  e se mostrar em uma realidade alternada, e as roupas ajudaram muito a deixar esse conceito ainda mais claro. 

Baekhyun (EXO) e Mark (NCT) para o Teaser de ‘Jopping’ 

A próxima boyband que também está utilizando o techwear é o EXO para seu comeback ‘OBSESSION’ onde já era possível ver a abordagem nos teasers da maioria dos membros.

Chen e Sehun para o Teaser de ‘OBSESSION’

O techwear, se seguido a risca, é um estilo muito caro. Se considerarmos o fato que os tecidos usados costumam ser especiais e as roupas são de alta qualidade. Mas então, o que fazer pra conseguir adequar esse estilo a algo um pouco mais acessível? Uma das formas de ‘transformar’ o techwear, é usando roupas de tecidos mais comuns, porém com designs parecidos, que podem ser encontradas em lojas de departamento e acessórios baseados nas vestimentas táticas, que são facilmente encontrados em lojas específicas para isso. Brincando com essas possibilidades é sim possível criar um Look baseado nesse estilo que anda tão em alta no K-Pop ultimamente.

Não retirar sem os devidos créditos!
Fonte:
1